quinta-feira, 6 de novembro de 2008

Marketing: segredo é ter criatividade

Por Danilo Sardinha

São José dos Campos é a sexta cidade mais populosa do estado de São Paulo, com 609.229 habitantes, segundo o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística). O número de moradores, entretanto, não se reflete no Estádio Martins Pereira. A média de público da Águia do Vale no Campeonato Paulista da Série A-2, neste ano, foi de 2.830 pessoas, o que corresponde a 0,46% da população joseense.

Esse dilema não abala somente a capital do Vale do Paraíba. Atrair torcedores para o estádio é um dos grandes problemas dos clubes do interior. Um fato que ocorre, na maioria das vezes, por descuido do próprio time. O marketing, fundamental nessa questão, em muitos casos é ignorado pelos dirigentes.

— O marketing no futebol tem como objetivo adequar os serviços que os clubes futebolísticos oferecem (jogos, produtos licenciados etc) aos seus públicos-alvo. A importância é imprescindível, pois os clubes devem procurar outras receitas além da venda de jogadores – explica o publicitário Nicolas Caballero, que trabalhou com a Parmalat no Parma, da Itália, e na Wind Group da Suíça, uma das maiores empresas de marketing esportivo do mundo.

Mas para obter resultados nessa área é preciso, em primeiro lugar, haver mudança de pensamento no clube. Justificar falta de condições financeiras não é motivo para deixar o marketing em segundo plano. Existem muitas idéias criativas que não precisam de muito dinheiro para serem executadas.

O Paulista de Jundiaí, por exemplo, teve uma idéia inovadora em 2007. Foi criado um concurso de redação para estudantes com o tema “O Paulista”. Cerca de 700 alunos enviaram redações. Os três primeiros colocados ganharam brinquedos e ingressos para os jogos do time no Campeonato Brasileiro da Série B. Além de ajudar os jovens no desenvolvimento escolar, o clube deu um estímulo para garotada torcer pelo Galo da Japi.

— É possível desenvolver estratégias de marketing com poucos recursos. O que falta é interesse e criatividade. Exemplos como promoções nos jogos, sorteios, produtos licenciados e eventos, possuem um grande potencial – garante Caballero.

Ter um profissional especializado em marketing esportivo é um grande ganho para o clube. Uma pessoa criativa pode atrair investidores, melhorar a imagem do time na sociedade, aumentar o número de sócios, enfim, ter bons públicos nas arquibancadas com equipes modestas em campo.

PRÓXIMO CAPÍTULO
Para entender ainda mais a importância do marketing para um clube, o Informativo da Águia também entrevistou o presidente e fundador do Instituto Brasileiro de Marketing Esportivo, Thiago Mansur. Mansur é um dos fundadores da Prime Sports Group, empresa de marketing esportivo internacional. Não perca! A entrevista na íntegra será publicada na próxima sexta-feira.

[Atenção: conteúdo exclusivo do INFORMATIVO DA ÁGUIA]

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