sexta-feira, 9 de outubro de 2009

Bate-papo com Renato Santiago

O atacante Renato Santiago, novo reforço do São José para o Paulista da Série A-2, foi sabatinado, nesta sexta-feira, pelos integrantes e ouvintes do programa “Giro Esportivo”, da “Rádio Piratininga”. O jogador discutiu temas relacionados ao primeiro semestre, quando jogou pelo clube, e falou dos planos para a próxima temporada.

O Blog Informativo da Águia divulga, abaixo, os trechos da entrevista. Confira:

Série A-2 de 2010
“Será um campeonato muito difícil. Grandes equipes caíram no Paulistão deste ano. Acredito que a competição será decidida nos detalhes. Irei me preparar como nunca. Pelo time que está sendo montado, acho que 2010 será o ano do nosso acesso. Estamos montando um grande grupo. Já joguei com alguns jogadores contratados. O projeto do próximo ano é o que mais sinto firmeza. Temos tudo para subir.”

Contratações
“Dos jogadores que foram contratados, joguei somente com o Alexandre (lateral-direito) no Marília. O Silvinho (meia), o Betão (lateral-esquerdo) e o Henrique Ortiz (volante), joguei contra. Todos são bons jogadores. Este grupo, diferentemente do ano passado, está sendo montado com muitos jogadores experientes. Isso dará muita força para a equipe na Série A-2.”

Fracasso na A-2 de 2009
“O início do nosso trabalho foi mal elaborado. Tivemos muito tempo para trabalhar, mas o trabalho foi desenvolvido de forma equivocada. Nosso time alcançou o pico da parte física no início do campeonato, mas, quando a competição começou se definir, nossa equipe começou cair. Com isso, acabou acontecendo a troca de treinador. Destaco também o trabalho de recuperação do Jefinho (Jefferson Félix, preparador físico) na reta final da primeira fase, pois poderíamos não ter classificado. Perdemos o acesso por causa da parte física dos últimos jogos. Eu via o semblante de esgotamento dos meus companheiros. Estávamos desgastados por tudo que foi feito de errado na pré-temporada.”

Válter Ferreira
“Não foi eu quem teve problema com o Válter. Ele é que teve problemas comigo. Nunca fiz nada, e nem dei motivos para ele ter problemas comigo. Não sei o porquê, no término da Copa Paulista de 2008, ele quis me tirar do grupo. Também fez isso injustamente com o Marcus Vinícius e com o Ricardo Villa, que seriam atletas para nos ajudar muito na Série A-2. Ele parecia inseguro com os jogadores mais experientes, tanto que trouxe somente garotos para compor o grupo. Ele não gostava que algum jogador discutisse com ele. Nós sempre falávamos em prol do grupo, mas ele era receoso nessa questão. Ele tentou minar aqueles atletas que tinham voz ativa no grupo. Um profissional deste tipo não cabe mais no futebol. Tudo o que eu disse, falei pessoalmente com o Válter e com o Altamir Júnior (preparador físico). Não expus na mídia porque geraria um problema muito grande. Não falo por trás de ninguém.”

Preparo físico
“Como disse anteriormente, fomos prejudicados pela pré-temporada errada. Durante a competição, eu saía da área para buscar a bola no meio-campo. Com isso, logicamente, meu desgaste era maior. Não era uma função minha. Eu teria que ficar na área, onde saíram a maioria dos meus gols. Isso aconteceu porque sou um jogador que não mede esforços para ajudar o time. Se vejo que as coisas não estão dando certo, busca alguma solução. Nunca vou deixar minha equipe perder e eu ficar parado dentro da área. Sei que não tenho a vitalidade dos 19 anos. Mas, por exemplo, o Éder (Lima), jogador de 22 anos, e o Gilson, com 23 anos, tinham câimbras e acabavam desgastados na maioria dos jogos. Então, a maioria saia cansada de campo. Se for feito uma preparação física adequada neste ano, com certeza vamos render mais. Quero deixar claro que esses problemas que relatei não foram culpa do Jefferson Félix, pois ele entrou depois. Estou falando do (Altamir) Júnior.”

Paixão pela Águia
“Tenho o sonho de subir o São José. Todos sabem do meu amor por esta camisa. Tudo que faço é para que o time vença. Vou batalhar para vocês (torcedores) comemorarem o acesso no ano que vem.”

Possível homenagem
“Uma homenagem dessa não é para qualquer um. Eu vi a bandeira que fizeram para o Tião (Marino, maior artilheiro da história do São José, com 82 gols). Ficou muito bonita realmente. Foi uma homenagem válida. Se um dia eu fizer por merecer, e a torcida achar que é devido, vou ficar muito emocionado, como sempre fico quando visto a camisa do São José. Isso marcaria minha vida.”

Bons reforços
“O número 10 do Atlético Sorocaba (Luciano Diniz), que fez dois gols contra nós, é um bom jogador. A equipe do Rio Branco tinha bons valores, como, por exemplo, o Junai (meia). O Nenê, do Guará, também é um craque de bola. É um meia difícil de encontrar, pois acha o jogador onde ninguém está enxergando. O Rocha (volante) é um guerreiro. O Nenê e o Rocha seriam excelentes reforços.”

Passagem pelo Guará
“Assinei com o Guará dois dias após o jogo contra o Rio Branco (último da Série A-2). Depois de uma semana de descanso, me apresentei por lá. No domingo seguinte, joguei bastante desgastado. Infelizmente, acabei expulso no primeiro jogo. A partida seguinte seria 15 dias depois, mas, como estava suspenso, fiquei mais tempo parado. Então perdi, completamente, o ritmo de jogo. Com isso, entrou o Laécio e o Diego Dedoné no ataque. No jogo seguinte, o Guará ganhou de 5 a 0 do Gama, e um treinador inteligente, como é o (Vilson) Tadei, não mudaria o time depois. Sou um ‘cara’ de grupo, então não fiquei chateado em ter ficado no banco.”

Aos torcedores
“Agradeço aos torcedores pelo grande carinho comigo. Nunca recebi algo assim. Tudo o que faço é pelo clube e pela torcida. Podem ter certeza que eles (os torcedores) irão ver o mesmo guerreiro, que honra a camisa do time. Luto para fazer o São José voltar a ser o grande clube que é na história e será no próximo ano.”

[Atenção: conteúdo exclusivo do INFORMATIVO DA ÁGUIA]

10 comentários:

Anônimo disse...

SEJE BEM VINDO SANTIAGOL!

FALTA AGORA O EDINHO E O EDMILSON!!!

Rafael

roberto disse...

FALA D+ TEM É Q FAZER , OU JA ASSUMIR NA COMISSÃO TECNICA

Anônimo disse...

Roberto, ta querendo defender quem, o santiagol jogou 3 vezes na aguia e foi artilheiro nas 3, fala sério... ETERNO IDOLO !!!


BERNARDO

João Paulo Sardinha disse...

Fala aí, Bernardo.
Só uma correção. O Renato Santiago teve duas passagens pelo São José (2002 e em 2008, quando chegou como reforço do técnico André Luís e saiu no fim do primeiro semestre de 2009). A terceira passagem será na temporada 2010.

De qualquer forma, ele foi artilheiro da equipe em dois Estaduais: na Série A-2 de 2002 e na Série A-2 de 2009.

Renato Emanuel disse...

Tem gente que nunca se contenta com nada...
Seja bem vindo Santiagolll, tenho certeza que sua experiencia será fundamental para o time, pois talento todos sabem que você tem, mesmo aqueles que não admitem.
Boa sorte!

Renato Emanuel

Broder disse...

Não entendo os críticos do Santiago ! O cara dá o sangue pela Águia, já provou que é artilheiro, e todos sabem o amor dele pelo time, torcida e cidade !!!
Enquanto isso, esses mesmos críticos não falam nada de Danilo Baia, Alexandre e tantos outros jogadores que não provaram NADA, apesar das tantas oportunidades...
Renato, junto com o Edinho, são os dois maiores ÍDOLOS que tivemos nos últimos anos !!!
Bom retorno SantiaGOOL !!!

Anônimo disse...

João Paulo Sardinha, quis dizer que ele jogou 3 campeonatos, A2/2002, copinha/2008, A2/2009 e foi artilheiro do time nos 3 torneios, entendeu, abraços.


Bernardo

João Paulo Sardinha disse...

Entendi, Bernardo.
Abraços.

Anônimo disse...

São uns dos poucos jogadores que honram a camisa deste clube e merece todo o nosso respeito.

Santiagolll !!!
Santiagolll !!!
Santiagolll !!!

Abraçosss
Wederson

Anônimo disse...

NILTÃO MANDIOCA DIZ:
CARO BRODER,EU COMO TORCEDOR DO MEU QUERIDO SÃO JOSÉ, ACHO QUE O SENHOR NÃO DEVE COMPARECER AOS JOGOS (COMPARECER AO ESTÁDIO) E PRESTAR ATENÇÃO NOS ATLETAS QUE REALMENTE BRIGAM, LUTAM PELO SÃO JOSÉ, DEIXAM O CAMPO COM A CAMISA SOADA, ALÉM DE TER GRANDE HABILIDADES, JÁ COMPROVADAS, MEU AMIGO E TROCEDOR COMO EU, A NOSSA DIRETORIA TÊM PESSOAS INTELIGENTES E SABEM MUITO BEM O QUE FAZ, VAMOS TORCER E ENGRANDECER OS CRAQUES QUE FICARAM E OS QUE VÃO CHEGAR, (QUEM SABE O SEU AMIGO SANTIAGO, BOM JOGADOR), E ASSIM COM O NOSSO APOIO IREMOS PARA A PRIMEIRONA COM CERTEZA, CRÍTICAS COMO A SUA NÃO VÃO LEVAR A NADA, QUE TORCEDOR O SENHOR É ? AFINAL ESTAMOS JUNTOS, DEUS É FIEL.