segunda-feira, 29 de junho de 2009

Repórter analisa times da Copa Paulista

O repórter Luiz Ademar, do site “Globoesporte.com”, está antenado aos fatos que envolvem o futebol do interior paulista. Por dever de ofício, o jornalista acompanha a rotina dos clubes participantes de todas as divisões do Estadual. O blog criado por Ademar – “Futebol Caipira” – tornou-se referência em notícias dos times de fora da Capital.

Nesta entrevista, o repórter analisa a preparação das equipes que disputam a Copa Paulista e, com imparcialidade, aponta os favoritos ao título. Ele também comenta a chegada do técnico Freddy Rincón ao São José. Imperdível!

Informativo da Águia – Quais são os times que, à primeira vista, podem dar trabalho na Copa Paulista? Por quais motivos?
Luiz Ademar – Eu gostei das contratações feitas pelo América, Rio Preto, Linense e Atlético Sorocaba. Essas equipes ficaram mais competitivas. O Sertãozinho está segurando a base do clube que subiu para a Primeira Divisão e deve incomodar. Outros clubes que permaneceram com a base e estão fortes são São Bernardo, Pão de Açúcar e Grêmio Osasco. O Ituano está montando um mesmo time para disputar a Série D do Brasileiro e a Copa Paulista e vai dar trabalho.

IA – O grupo do São José tem, além da Águia do Vale, os seguintes clubes: Juventus, Pão de Açúcar, Portuguesa Santista, Flamengo, São Bernardo, Palmeiras B e Grêmio Osasco. Dessas equipes, quais têm mais chance de chegar à segunda fase?
LA – É um grupo forte. O Palmeiras B aposta em garotos e não creio que entre para disputar a vaga. A meta é revelar jovens valores. A Portuguesa Santista tem um time fraco. Juventus contratou em quantidade, mas é uma incógnita, assim como o São José. Pão de Açúcar, São Bernardo, Grêmio Osasco e Flamengo são os meus favoritos.

IA – Algumas equipes usam a Copa Paulista como laboratório. O que você acha dessa mentalidade?
LA – A alternativa é válida. A Copa Paulista é um torneio deficitário. O grande atrativo é a vaga na Copa do Brasil, que poderá colocar clubes tradicionais, como o São José, novamente no cenário do futebol brasileiro. E por ser deficitária, os clubes testam garotos das categorias de base e contratam reforços na base do bom e barato. Os que vingarem acabam fazendo parte do elenco do Campeonato Paulista na próxima temporada.

IA – Qual a principal dificuldade dos clubes que disputam a Copa Paulista?
LA – A parte financeira é a maior dificuldade. Não existem verbas atraentes da FPF e cotas de TV. Os estádios estão sempre vazios e os clubes precisam correr atrás de parceiros e muitos deles ficam nas mãos de empresários, que pretendem valorizar os seus atletas para negociá-los o quanto antes. Além disso, a cobertura da imprensa é quase nula, principalmente na Capital de São Paulo.

IA – O novo técnico do São José, Freddy Rincón, não tem resultados expressivos como treinador. Você acredita que este fator pode ser decisivo para o desempenho da equipe?
LA – Eu acredito que os clubes precisam investir em novos treinadores. São sempre os mesmos e gosto de jogadores consagrados sendo testados na função de treinador. É claro que o Rincón não teve resultados expressivos, mas ele teve poucas oportunidades e em times com elencos fracos. E a Copa Paulista é a competição ideal para ele ser testado.

Quem é Luiz Ademar: Jornalista, formado em 1990, na FIAM. Trabalhou na Folha Metropolitana (Guarulhos), Diário Popular e Diário de São Paulo (repórter e colunista), Textual Serviços de Comunicação, Lance!, WebAmigos, Sobral Comunicação e Jornal Arquibancada. Atualmente é colunista no Globoesporte.com e comentarista no SporTV/PFC.

Foto: Globoesporte.com
[Atenção: conteúdo exclusivo do INFORMATIVO DA ÁGUIA]

3 comentários:

Marquinhos disse...

Já foi provado que o "barato sai caro ou que esmola demais o santo desconfia", só que Rincon prometeu trazer vários jogadores a custo zero os poucos que vieram foram embora, já não cumpriu a promessa, na minha opinião tinham que manter mais jogadores remanescentes da A2 deste ano o problema na A2 deste ano ao contrário dos outros anos era os fracos técnicos o elenco era competitivo. Quantas vezes os dirigentes precisam dar murros em ponta de faca para aprender.
Marquinhos.

Marquinhos. disse...

O Corinthians acaba de ceder a Francana cinco jogadores a custo "zero", será que fomos enganados mais uma vez..

Anônimo disse...

PRA QUE JOGADORES DO CORINTHIAS , ESSES CARAS NÃO TINHAM VAGA NO TIME DESDE QUE O CORINTHIS ERA SEGUNDA DIVISÃO PRA QUE ELES. FRANCAMENTE DIRETORIA, ESSE ENGANADOR BARROU O VOLANTE ALEXANDRE.