terça-feira, 17 de março de 2009

Amendoim: ele pode te surpreender

Ele é o tradicional petisco das arquibancadas. Doce ou salgado, o amendoim caiu no gosto dos torcedores brasileiros e se tornou um bom companheiro para partidas de futebol. Mas, ao contrário do que muitos imaginam, ele não serve apenas como distração para os jogos.

O amendoim é um grande combatente das doenças cardiovasculares. Por conter muitas gorduras monoinsaturadas, ele reduz o colesterol e previne a formação de coágulos nas artérias.

E os benefícios vão além. Por ser rico em proteínas e carboidratos, o amendoim é uma boa fonte de energia. Uma pesquisa feita na Universidade de Illinois, nos Estados Unidos, indica que 500% gramas de amendoim torrado contém energia equivalente a 1 kg de carne tipo hambúrguer ou 4 litros de leite integral.

Talvez isso possa explicar da onde os torcedores da “Turma do Amendoim”, conhecidos por ficarem atrás do banco de reservas cornetando as decisões do treinador, tiram tanta energia para gritar nas arquibancadas.

No entanto, é preciso ressaltar algumas coisas antes de consumi-lo. O amendoim pode esconder a aflatoxina, uma substância tóxica produzida por um fungo que pode provocar cólica e estufamento. Por isso, especialistas pedem aos consumidores para ficarem de olho na procedência do alimento. O melhor é consumir os que são vendidos em embalagens fechadas.

E se você vive em “pé de guerra” com a balança, tome cuidado. O amendoim possui um alto teor de calorias. Ou seja, consuma com moderação.

[Atenção: conteúdo exclusivo do INFORMATIVO DA ÁGUIA]

Nenhum comentário: