domingo, 16 de março de 2008

Opinião – O futuro está garantido

Cheguei ao estádio por volta de 19h30. O duelo entre São José e União São João começaria em instantes. Enquanto o torcedor chegava, vagarosamente, comecei a observar alguns detalhes. O que mais me impressionou foi o número de crianças no Martins Pereira. Algo que, há dois anos, não acontecia.

Sentei-me na arquibancada coberta. Minutos depois, um rapaz, aparentando 30 anos, chega acompanhado de três pequenos garotos. Todos uniformizados com a camisa do São José. A medida que o tempo passava, outras crianças sentavam perto de mim. Eu, com apenas 21 anos, já estava me sentindo velho perto daquela novíssima geração.

Quando começou o jogo, continuei observando aquela molecada. Eles vibravam a cada lance, xingavam as marcações do árbitro e, lógico, cantavam junto com a torcida Mancha Azul.

Esse fato me fez refletir. Por qual motivo aquelas crianças, que nem chegaram aos dez anos, gostam tanto do São José? Muitas delas, sequer tinham nascido quando o clube estava na primeira divisão. Nenhuma lembra das grandes equipes jogando no Estádio Martins Pereira.

Isso acontece somente em São José dos Campos. Quem freqüenta estádios pelo interior, percebe que, cada vez mais, os times perdem torcida. A situação financeira dos clubes é um dos motivos. Além disso, a garotada prefere assistir ao futebol internacional e às equipes da capital. O time da cidade... Bem, esse fica em terceiro plano.

Exceção feita aos pequenos torcedores da Águia do Vale. Por aqui, eles têm comparecido em peso. Não viram Edinho, Tião Marino e Nenê. Mas assistem às exibições de Glauco, Bruno e Alex Côrtes. São jogadores da nova safra que, assim como os antigos, trazem pessoas ao Estádio Martins Pereira. São esses atletas que despertam nas crianças o amor pela Águia do Vale.

E elas têm correspondido. Agora, imagine se o São José estivesse no fundo do poço, administrado por pessoas corruptas. Os únicos torcedores seriam os mais antigos, aqueles que jamais desistem.

Após a vitória sobre o União São João, fui embora com uma certeza: o bom momento do time está formando uma geração de fanáticos pela Águia do Vale. O futuro está garantido!

Texto: João Paulo Sardinha
Foto: Web

[Atenção: conteúdo exclusivo do INFORMATIVO DA ÁGUIA]

8 comentários:

Anônimo disse...

muito boa sua obsevaçao!!!

meu sobrinho de 3 anos , quando falo pra ele que vamos no jogo do sao josé ele ja pede a sua camisa do sao josé , tem que ir com camisa se nao ele fica bravo.... e quando esta no jogo vibra, e tenta cantar com a mancha !!! com certeza ele adora tudo isso, o estadio, a aguia a torcida ... tudo e festa, e vejo muitas crianças tbm, isso é empolgante...

Anônimo disse...

Belíssimo texto e opinião, meu jovem JP Sardinha.
Se vc permitir, gostaria de le-lo no Esporte Notícia e se der tempo no Parada.

Parabéns.

Antonio Carmo

disse...

Belo texto João Paulo,a realidade é pura,a motivação dessa torcida mirim,que vai sustentar o titulo de maior torcida do interior,tb fico feliz de ver a criançada com a camisa dá águia,pois me vejo a 20 anos atras no martins pereira.

Eduardo

João Paulo Sardinha disse...

Valeu pelos elogios.
Voltei para casa mais feliz no último sábado. É bom saber que o São José, nos próximos 30 anos, ainda terá muitos torcedores.

Carmo, fique à vontade para ler o texto.

Grande abraço.
João Paulo

Anônimo disse...

Valeu JP.
Só farei uma retificação no horário de sua chegada, pois deve ter siado as 18h30, correto?

Antonio Carmo

Anônimo disse...

Belos comentarios sou torcedor da aguia a muitos anos e levo todos meus sobrinhos uniformizados aos jogos faz 3 anos que vamos em todos jogos meu pai , eu e 3 sobrinhos e neste ano levarei meu filho caio que faz 1 ano dia 26/03 e tem camisa e toalha da aguia
Rumo A1

Carlos Eduardo

Anônimo disse...

João Paulo Parabéns...

É bom saber que o São José daqui a uns 20 anos ainda terá uma enorme torcida, não podemos esquecer de lembrar os nomes dos diretores que estão fazendo em excelente trabalho e que estão proporcionando este momento para o São José,

Mas gostei muito do texto parabéns

Adriano

João Paulo Sardinha disse...

Ok, Carmo.
Ficou ótima a leitura do texto.
Escutarei o "Parada dos Esportes", como já faço de segunda a sexta-feira.

Carlos Eduardo,
por coincidência eu também faço aniversário em 26/03.
hehehe

Valeu, Adriano.